Maratona da Saúde vai passar pelo Exploratório e promete uma tarde de combate às Doenças Neurodegenerativas

A iniciativa nacional “Maratona da Saúde” vai passar este domingo (6 de Março) pelo Exploratório, num evento solidário onde os cientistas vão dinamizar diversas actividades. O objectivo é informar e sensibilizar o público para as Doenças Neurodegenerativas, a temática central da terceira edição da Maratona da Saúde em Portugal.

A partir das 14h00, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra associa-se à Maratona da Saúde e vai ser o palco de um programa recheado de actividades com cientistas relacionados com o estudo de doenças como a Doença de Parkinson, Alzheimer, Esclerose múltipla, entre outras.

A tarde dedicada à temática das Doenças Neurodegenerativas começa com a participação de vários cientistas que estarão na exposição Em Forma com a Ciência para dinamizar actividades nos corredores da exposição. Às 15h00 e às 16h00 há sessões de Hemispherium, com o filme Selecção Natural, seguidas de uma sessão conjunta de “Com Comentários” ao filme, agendadas para as 17h00,e onde participarão várias personalidades. Paralelamente, a Rádio Universidade de Coimbra estará também presente nesta tarde, no estúdio “Rádio com Ciência” instalado actualmente no Exploratório, para dinamizar sessões com os participantes que pretendam conhecer as dinâmicas e o funcionamento de uma rádio.

“Estamos muito satisfeitos e empenhados com esta parceria e com a tarde de domingo”, revelou Paulo Trincão, director do Exploratório. “Preparámos um programa lúdico-científico que pretende despertar e consciencializar precisamente para a temática das Doenças Neurodegenerativas, por isso esperamos que as pessoas adiram à iniciativa e que se solidarizem com esta causa”, comentou.

Para se associar à causa das Doenças Neurodegenerativas e participar nestas iniciativas, o público só precisa de comparecer durante a tarde de domingo no Exploratório e adquirir um pin Maratona da Saúde. Com o valor simbólico de cinco euros por participante, este pin dá acesso a todas as actividades do Exploratório, sendo possível visitar as duas exposições permanentes do centro, assistir ao filme do Hemispherium Selecção Natural e à sessão de Com Comentários. As receitas desta tarde solidária revertem integralmente a favor da Maratona da Saúde e da investigação científica sobre doenças Neurodegenerativas.