XIV Concurso de Vinhos de Cordinhã

Mais uma vez, cumpriu-se, na semana passada, a tradição na freguesia de Cordinhã, com a realização do XIV concurso de vinhos.

Em competição estiveram 55 vinhos: 17 brancos e 38 tintos.

No caso dos vinhos tintos, a predominância foi da casta Baga ou Poeirinho, uma referência da Bairrada e a responsável pela excelente qualidade dos vinhos de Cordinhã.

No caso dos vinhos brancos dominaram as castas Fernão Pires e Bical, conhecidos pelos característicos e deliciosos aromas e que, servidos frescos, são vinhos de “se tirar o chapéu”.

De acordo com uma nota enviada ao AuriNegra, o concurso serviu como “montra de apresentação da XIV Feira do Vinho”, evento que já tem “registo regional na área da vitivinicultura e da gastronomia” e que se realizará em Cordinhã nos dias 3, 4 e 5 de Junho.

“Esta conquista vínica tem recebido, ao longo dos anos, grandes apreciadores destes néctares Bairradinos e dos nossos ‘Sabores de Terra e Mar’, confeccionados com a arte e saber de antigamente por gente dedicada e de mãos prendadas”, acrescenta a nota.

Os vencedores do concurso foram: no caso dos vinhos brancos, Arsénio Machado (1.º), Abílio Veloso Grilo (2.º), Idálio Estanislau (3.º) e Tânia Sofia Costa (4.º) e, no caso dos vinhos tintos, Daniel Reis Gomes (1.º), Paulo Renato Pereira (2.º), Idálio Estanislau (3.º), Albino Cadima (4.º) e Abílio Veloso Grilo (5.º).