World Skills Portugal premeia a excelência

Depois de quatro dias de intensa competição foram divulgados os vencedores do World Skills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões. A cerimónia de encerramento desta iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), decorreu no Convento de S. Francisco, em Coimbra, no dia 27 de Maio, e contou com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

Coimbra foi durante uma semana (22 a 27 Maio) a capital das competências, ao receber a 42.ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões, uma competição entre 400 jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos apurados à escala nacional em centros de emprego e formação profissional, escolas profissionais, entidades formadoras e empresas.

Mostrando o que de melhor se faz no nosso país no domínio da formação profissional, a competição envolveu a realização de provas que reproduzem situações reais de trabalho em 48 profissões dos mais diversos setores de actividade. Ao longo dos quatro dias de prova, o júri avaliou as competências técnicas, a capacidade de planeamento e organização de tarefas, o rigor profissional, a gestão do tempo e o autocontrolo de cada concorrente e, no final, atribuiu 139 medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores classificados.

Na cerimónia de encerramento que decorreu na sexta-feira, no Convento de S. Francisco, em Coimbra, o Presidente do Conselho Diretivo do IEFP e representante de Portugal no WorldSkills International, Jorge Gaspar, destacou “que para o IEFP todos os concorrentes são vencedores. Cada um é um exemplo vivo de uma aposta ganha na formação profissional. Não há país sem profissões, nem há país sem trabalhadores. E aqui vimos como as competências estão orientadas para o mundo do trabalho, mostrando que Portugal tem capacidade para fazer bem”. O responsável teve ainda oportunidade de anunciar que a próxima edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões vai decorrer no Alentejo.

Os vencedores nesta fase nacional vão representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões – que se realiza em Dezembro próximo em Gotemburgo, na Suécia – e no Campeonato do Mundo das Profissões, agendado para 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Portugal marca presença há 65 anos em competições internacionais de profissões, tendo acumulado até hoje um total de 29 medalhas de ouro, 59 de prata, 52 de bronze e 82 de excelência.

Animada pela dupla Rui Unas/Filomena Cautela, a cerimónia de encerramento da 42.ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões – Coimbra 2016 contou com as presenças do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, do Presidente do IEFP e representante no WorldSkills Internacional, Jorge Gaspar, e do representante do WorldSkills International, Stefan Praschl, presidente do Comité Estratégico.