Workshop de Artes Plásticas no Hospital Pediátrico de Coimbra

No passado dia 30 de Março, as crianças que se encontravam em regime de internamento nos Serviços de Medicina e Cirurgia do Hospital Pediátrico de Coimbra participaram no 1.º ateliê “Artes Plásticas”, um workshop dinamizado pelas alunas do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, ministrado na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC).

Segundo nota da ETPC, “durante a tarde, as crianças e familiares que participaram neste ateliê conseguiram, por breves momentos, abstrair-se de todo o sofrimento em que vivem e dedicar-se unicamente à criatividade, usufruindo assim de momentos descontração e diversão. Subordinado ao tema da Páscoa, as crianças puderam criar um pequeno cesto com o fundo de garrafas pet e molas de madeira”.

Este workshop inseriu-se no âmbito do projecto de Solidariedade Social e Voluntariado da ETPC, assim como na participação desta Instituição de Ensino nos projectos Escolas Solidárias da Fundação EDP e Eco-Escolas.

O ateliê “Artes Plásticas” é promovido mensalmente pela ETPC e visa, fundamentalmente, não só proporcionar momentos de animação aos utentes, criando um espaço de lazer e convívio, mas sobretudo amenizar o sofrimento das crianças e promover a solidariedade e o reforço de formas de cidadania ativa.

Na mesma nota é referido que “o momento foi vivido pelas alunas de forma bastante intensa, o que lhes permitiu trazer nas suas bagagens muita comoção, euforia, sentimento de dever cumprido e desejo de voltar brevemente àquela instituição de saúde, por forma a poderem proporcionar às crianças internadas momentos de boa disposição. São estes momentos que permitem de alguma forma combater a doença, a dura realidade em que vivem e a dor que sentem”.

O próximo workshop, planeado para o dia 20 de Abril, promete ser uma actividade divertida e com ar alegre, o que permitirá às crianças embarcarem no mundo da imaginação, através da criação de malas utilizando pratos de papel.