Workshop assinalou a importância de um “Envelhecimento activo”

Cerca de 40 de participantes assistiram ao workshop “Envelhecimento activo”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 4 de Abril.

O evento, inserido no projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, esteve a cargo da jurista Adriana Rodrigues, vice-presidente da Delegação Regional de Coimbra da DECO e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.

Adriana Rodrigues destacou a “importância do envolvimento da comunidade sénior em projetos como o das “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, onde se podem facultar conhecimentos importantes sobre os direitos e deveres do sénior, garantindo um envelhecimento ativo e saudável”. Outro dos fatores que a jurista realçou para um envelhecimento saudável “é sem dúvida a alimentação, em que não posso deixar de destacar a importância da sopa na nossa cadeia alimentar. O consumo diário de sopa é mais aconselhado para uma alimentação equilibrada, principalmente para a população jovem e sénior, devido sua composição rica em vitaminas e hidratos de carbono”.

“Outra temática que será importante referir, será também o da leitura dos rótulos de produtos, pois o conhecimento da sua interpretação uma seleção mais criteriosa por parte da população. Quanto melhor conhecermos o que consumido melhor saúde proporcionamos ao nosso corpo, e claro que, a boa alimentação deverá ser sempre acompanhada com uma prática desportiva regular”, frisou a responsável DECO.

Pedro Cardoso agradeceu a presença da jurista e enalteceu “a pertinência e utilidade da iniciativa”, destacando “a importância de saber envelhecer e viver cada dia da melhor forma, de forma equilibrada e saudável.”

Ao longo da sessão, a oradora partilhou com a assistência ensinamentos relacionados com boas práticas, nomeadamente nas áreas da alimentação, saúde, prática desportiva e bem-estar, em particular no público sénior.

Esta é a 3.ª vez que o Município, através da sua Biblioteca Municipal, acolhe iniciativas propostas pela DECO [In]Forma, já que em 2017 realizaram-se nesta instituição as acções de sensibilização “De olho no rótulo, pela sua saúde!” (sensibilização para a leitura de rótulos) e “O essencial sobre economia pessoal”.

Sobre a DECO:

A DECO é uma organização constituída a 12 de Fevereiro de 1974, com o objectivo de representar e defender os interesses dos consumidores portugueses. Com um percurso construído ao longo de décadas, há mais de 40 anos que a DECO aposta na proximidade e apoio aos consumidores por todo o país.

A formação e a educação do consumidor são actividades fundamentais da DECO que, através da DECO Forma e DECO Jovem, reforça o trabalho que a organização tem vindo a fazer junto das novas gerações de consumidores, mais informados e mais conscientes dos seus direitos e dos mecanismos existentes para a sua afirmação e defesa.

Em Tardes Comunitárias

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer acções que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras. Por outro lado, estão previstas actividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social activo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telefone 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.