Vigilância Motorizada já arrancou

Arrancou no dia 1 de Julho a edição de 2016 do programa de Vigilância Motorizada às florestas do concelho de Cantanhede. Esta iniciativa prolonga-se até ao dia 18 de Setembro e junta mais de 30 voluntários em torno de uma causa comum – a da protecção da floresta através da detecção precoce de eventuais focos de incêndio.

Todos os dias dois voluntários percorrem várias freguesias do concelho, seguindo um itinerário sempre diferente e que lhes é entregue apenas no momento da partida. Este pormenor garante a imprevisibilidade do percurso, o que – acredita a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede – poderá ter um efeito dissuasor junto dos incendiários.

A Vigilância Motorizada é efectuada diariamente entre as 13h00 e as 17h00, em motorizadas cedidas pela Câmara Municipal de Cantanhede. Os voluntários circulam pelo concelho, com especial incidência nas zonas florestais, em equipas de dois elementos, devidamente identificados através de coletes reflectores com o logótipo da AHBVC. As motorizadas estão identificadas com o logótipo do Município de Cantanhede.

Caso seja detectado algum foco de incêndio, as instruções são para informar de imediato o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), através do número gratuito para alerta de incêndios, o 117.