Vem aí o Toastmasters Club Cantanhede

No próximo dia 20 de Maio, pelas 15h30, o auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe a apresentação pública do Cantanhede Toastmasters Club.

Inserido no Toastmaster International, organização que nasceu nos Estados Unidos da América e que conta já com mais de 345 mil membros e 16 mil clubes, espalhados por 142 países, este clube tem como intuito ajudar empresários, executivos, professores, formadores, estudantes e todos os interessados, a melhorar a forma de comunicar.

“O clube tem como objectivo, através de sessões realizadas frequentemente, ajudar, através da prática, as pessoas a desenvolverem técnicas de comunicação em público eficazes, tornando-as em oradores mais confiantes e persuasivos”, partilhou Acácio Grilo, criador do clube de Toastmasters de Coimbra, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que teve lugar no dia 9 de Maio, no Museu da Pedra de Cantanhede.

Durante as sessões dos clubes de Toastmasters são treinadas, através de discursos e improviso, sujeitos depois a uma avaliação, “competências associadas a funções de liderança que, conjuntamente, com a comunicação em público, permitem desenvolver a auto estima e aumentar a autoconfiança”.

“Cada sessão dura cerca de uma hora e meia e é um momento de aprendizagem mas também de grande diversão. Vive-se um clima muito familiar e aprende-se muito, não só no que diz respeito à própria comunicação mas também a nível de assuntos diversificados que cada um escolhe falar. As pessoas aprendem ainda a escutar as críticas de forma positiva e com vista a melhorar”, frisa Acácio Grilo.

Deste modo, no dia 20, quem participar no evento poderá assistir a uma demonstração daquilo que será uma sessão do novo Toastmasters Club de Cantanhede, um projecto a nascer caso haja inscrições suficientes e que contará com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede.

Esta sessão de apresentação é aberta ao público, sendo de acesso livre mas com necessidade de pré-inscrição através do e-mail cantanhede.toastmaster.club@gmail.com, do número 916285535 ou no link de inscrição disponibilizado na página de facebook do evento.

O que são os Toastmaster?

Criada nos Estados Unidos da América em 1924, a Toastmasters Internacional é uma organização sem fins lucrativos que tem sido reconhecida como a principal organização dedicada ao desenvolvimento de competências de comunicação e de liderança.

De acordo com a informação disponibilizada no site do ToastMasters International, “através da sua rede mundial de clubes, os Toastmaster ajudam, a cada semana, mais de um quarto de milhão de indivíduos de qualquer etnia, nível de escolaridades e profissão, no desenvolvimento das suas competências”.

Através de uma metodologia própria, em que cada membro aprende com a prática, este irá falar em público, obter e dar feedback, liderar equipas e orientar outros para que alcancem os seus objectivos, sempre num ambiente de apoio mútuo.

“Este é o local onde progressivamente se formam líderes que aprendem a contar as suas histórias, ouvem e respondem de forma positiva, planeiam e gerem reuniões, dão e aceitam feedback, construindo solidamente o seu caminho para a liderança como para a gestão das pessoas”, pode ler-se no site.

O mecanismo principal no desenvolvimento destas competências é uma reunião típica do clube – normalmente semana ou quinzenal, composta por uma estrutura concebida para fornecer a oportunidade de praticar diversas técnicas numa variedade de situações.

Para se tornar membro e ser um Toastmaster é necessário ter mais de 18 anos, preencher uma ficha de inscrição, e efectuar o pagamento de 20 euros, relativos à inscrição, e 60 euros semestrais, que dão acesso a todas as sessões.