Vem aí mais um Tapas & Papas

Nos dias 29, 30 de Junho e 1 de Julho, a Praça Marquês de Marialva volta a animar com mais um Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede.

Este certame visa divulgar e promover duas vertentes ancestrais da nossa cultura: a gastronomia e o artesanato. Como tal, pode contar com várias bancas com trabalhos de artesões locais que trabalham cerâmica, ferro, madeira, couro, entre outros, e, claro, com as tradicionais tasquinhas, onde algumas das colectividades da freguesia vão dar a provar os melhores petiscos regionais, sempre regados com os vinhos bairradinos.

A animação também não ficou esquecida. Assim, logo no dia de abertura (29), a festa arranca pelas 19h00 com a actuação do grupo de samba dos Sócios da Mangueira. Pelas 21h00, acontece a missa solene em honra de S. Pedro, padroeiro de Cantanhede, à qual se segue a procissão. A noite encerra com a Banda Tempo, e um regresso aos melhores hit’s dos anos 80.

No sábado, dia 30, as celebrações começam às 17h00, com um concerto da Filarmónica Marialva de Cantanhede. Pelas 21h00, o largo enche-se de cor e alegria com as marchas populares do município, onde vão desfilar 9 grupos do concelho: A Marcha da Gira Sol (Febres); Vilamar, Febres, Cantanhede, Ançã, Murtede, Portunhos, Tocha e Arrôtas. A noite fecha ao som do Pancinhas.

Para dia 1 de Julho, Domingo, o programa inclui o Passeio Solidário de BTT do Banco de Leite. Organizado pela Urva Bike Team, a prova começa pelas 9h15. Já a parte da tarde é dedicada ao rancho folclórico, com o Festival Infantil/Juvenil dos “Esticadinhos” de Cantanhede. O certame fecha com fado, numa noite branca abrilhantada pelas vozes de António Ataíde e com a participação especial do Orfeão Vox Caeli.