Varela Pècurto edita novo álbum de fotografias

Varela Pècurto acaba de editar mais um álbum de fotografias. Intitulado “Confrontos”, inclui uma magnífica selecção de algumas das mais emblemáticas imagens que tem vindo a recolher ao longo de muitas décadas de actividade, em Portugal e pelos quatro cantos do Mundo.

Recorde-se que Varela Pècurto nasceu no Ervedal (Alto Alentejo) em Abril de 1925 (tem 91 anos), tendo-se fixado em Coimbra em 1950. É um dos mais reputados fotógrafos portugueses e também um dos mais veteranos – ou mesmo o mais veterano.

Ao longo de mais de 70 anos que já leva de actividade, conquistou muitos prémios nacionais e internacionais, realizou dezenas de exposições, editou vários livros. Tem fotografias suas em alguns Museus (como o Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, e o Museu Nacional

Ferroviário, no Entroncamento), e imagens suas foram utilizadas pelos CTT para a emissão de selos.

Foi correspondente da RTP durante décadas e colaborou em muitos jornais e revistas nacionais e regionais (incluindo o AuriNegra, que aqui lhe agradece a sua valiosa e desinteressada colaboração). Em 2005 foi distinguido pela Câmara Municipal de Coimbra com a Medalha de Mérito Cultural.