Utilização de dispositivos móveis no ensino em discussão no 3.º Encontro sobre “Jogos e Mobile-Learning”

Numa altura em que os alunos estão motivados para aprender com jogos e actividades interactivas, rentabilizando os seus dispositivos móveis, como está a ser utilizada a diversidade de Apps que existem para dispositivos móveis? Que jogos têm sido desenvolvidos para o ensino e a aprendizagem? Que impacto tem tido a gamificação no ensino e na aprendizagem?

Estas e outras questões vão ser discutidas, no próximo sábado, dia 7 de Maio, no 3.º Encontro sobre “Jogos e Mobile-Learning”, a decorrer na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), um evento que reúne investigadores, alunos, professores, psicólogos e profissionais de Ciências da Educação.

Durante o encontro vão ser apresentados os quatro jogos desenvolvidos por uma equipa de investigadores da FPCEUC, em colaboração com um programador e um grupo de designers: 1910, Tempoly, Os Maias. Becoming an expert! e Konnecting. O Homem, ser comunicante.

Segundo Ana Amélia Carvalho, investigadora e responsável pela organização do encontro, “é necessário alterar as práticas de ensino. Por isso, nada melhor do que recorrer às tecnologias que os nossos estudantes mais usam. Se os alunos gostam de jogos e levam os dispositivos para a escola, então há que os aproveitar para ensinar e aprender”.

O 3.º Encontro sobre “Jogos e Mobile-Learning” inclui conferências e comunicações, bem como workshops para os participantes terem um momento “hands-on”. O programa integral está disponível em: http://ejml2016.fpce.uc.pt/programa.htm.