Universidade Sénior encerrou ano lectivo em festa

Foi num ambiente de festa e de convívio que os alunos da Universidade Sénior de Mira se despediram do seu primeiro ano lectivo.

A cerimónia de encerramento, deste que foi o ano zero da iniciativa, aconteceu no final da tarde do passado dia 14 de Junho e reuniu alunos, professores e familiares, que não quiseram perder o momento.

A tarde arrancou com um pequeno lanche-convívio ao qual se seguiu a actuação da Tuna da Universidade Sénior de Vagos. “Cheira a Lisboa” e “Cinderela”, de Carlos Paião, foram alguns dos temas populares interpretados por este grupo musical, que contou com o acompanhamento dos seniores de Mira que, animados, iam trauteando as canções em simultâneo.

A anteceder a entrega dos diplomas, foi apresentado um pequeno vídeo que resumiu a actividade da Universidade Sénior ao longo do semestre em que funcionou.

Helena Monteiro, umas das professoras da Universidade, leu ainda um acrónimo feito especialmente para a ocasião. Na sua intervenção, a docente de Terapias Naturais, destacou “as ligações e amizades criadas através desta iniciativa”.

Já Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira, focou-se na  palavra reconforto, para descrever o sentimento sobre “aquilo que viu acontecer na Universidade Sénior”.

 

“É reconfortante, enquanto Presidente da Câmara, ouvir algumas palavras como ouvi dos alunos desta Universidade. Pessoas que tinham o sonho de frequentar uma Universidade e conseguiram, pessoas que queriam aprender a usar o computador, e que aprenderam, outras que queriam aprender Inglês e que hoje já conseguem dizer algumas palavras,…É uma sensação muito boa”, partilhou o autarca.

Para Raul Almeida, o mais importante agora é dar continuidade ao projecto: “Agora temos mais experiência e sabemos o que correu melhor e também o que correu pior e pode ser melhorado”.

“Estão todos de parabéns e, por favor, mantenham-se activos”, desafiou Raul Almeida, elogiando os alunos pelos laços de amizade, experiência e saberes adquiridos.

Nunca é tarde para aprender

Inaugurada em Dezembro de 2016, a Universidade Sénior de Mira (USM) é um projecto da Câmara Municipal de Mira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mira e o Contrato Local de Desenvolvimento Social.

No total, a USM contou, neste que foi o ano zero, com cerca de 150 seniores, que no Mira Center encontraram o lugar ideal para, diariamente, ocupar a mente com novos conhecimentos e os seus dias com momentos de convívio e de confraternização.

Da Informática, ao Inglês, passando pela Literatura e Cinema e até pelas Terapias Naturais, nesta universidade houve disciplinas para todos os gostos.

Ao AuriNegra, Raul Almeida, referia, no início de Fevereiro, que “a Universidade Sénior estava a ser um sucesso e a ultrapassar as expectativas, ainda que este seja o ano zero e a funcionar num só semestre experimental”.

Para o próximo ano, o objectivo é aumentar a oferta, “consoante as preferências que nos forem chegando por parte dos seniores”, sendo que algumas das opções que estão na mesa são o Francês, o Boccia, a ginástica sénior e – apelou a vereadora Dulce Cainé – talvez até a criação de uma Tuna.