Universidade Aberta promove ensino à distância com dia aberto

A Universidade Aberta (UAb), única instituição pública de ensino superior à distância em Portugal, promove o Dia Aberto, a acontecer a 4 de Março.

No próximo dia 4 de março, os Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da UAb, espalhados por Portugal Continental e Ilhas, abrem as suas portas para receber todos os interessados em conhecer a instituição. Esta iniciativa tem como objectivo clarificar o que significa ser estudante de ensino à distância através da partilha de experiências entre estudantes e antigos estudantes, para que os seus testemunhos possam contribuir para a promoção da comunidade académica da UAb na rede alargada de localizações em que a Universidade está inserida.

O programa será distinto em cada CLA, adaptando-se às especificidades de cada região, mas mantendo a unicidade do Dia e o apoio da UAb que proporcionam o convívio académico e momentos descontraídos, de reflexão e debate entre estudantes.

Em Cantanhede será palco desta iniciativa a Biblioteca Municipal, onde será realizada uma sessão de partilha de experiências, inclusão de novos estudantes e valorização do percurso dos graduados da UAb, contando com a participação de representantes da UAb, da sua Associação Académica e da Associação de Antigos Estudantes (ALUMNI UAb).

Sobre a Universidade Aberta

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal e utiliza nas suas atividades de ensino as mais avançadas metodologias e tecnologias de elearning, disponibilizando em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e para qualquer idade, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida.

A UAb já formou mais 32 mil alunos e tornou-se numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual®. Em 2010, o modelo foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal por um painel internacional de especialistas independentes.

Em 2011 No âmbito do esquema europeu de Níveis de Excelência, a European Foundation for Quality Management (EFQM) distinguiu a UAb com o 1º Nível de Excelência Committed to Excellence (C2E). Em 2016, o comprometimento da UAb com a qualidade foi reconhecido, pela EFQM que distinguiu a Universidade com 4 Estrelas no 2º Nível de Excelência Recognized for Excellence (R4E).