Uma floresta para todos… Todos pela floresta!

Sob o lema “Uma floresta para todos…Todos pela floresta!” a Mariflores, a Leal&Soares e a Sotiplanta, três empresas de Mira fortemente afectadas pelo fogo, lançaram uma campanha de reflorestação dos espaços públicos devastados, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mira.

Quem quiser participar nesta campanha poderá, junto de uma destas empresas, proceder à aquisição de plantas que ficarão a constituir uma bolsa de plantas disponíveis para arborização e valorização de espaços ardidos. A Câmara Municipal encarregar-se-á posteriormente de organizar campanhas para a sua plantação, dando público conhecimento do número de árvores plantadas e da sua localização.

O projecto arrancou já com a plantação de diversas árvores adquiridas pela Confraria Nabos e Companhia no espaço junto à captação de água da Lagoa e no parque público do Corticeiro de Baixo.

Por outro lado, a Junta de Freguesia do Seixo tem em marcha um projecto de limpeza e valorização dos espaços de proteção entre a Estrada Nacional 109 e o Polo I e Polo II da Zona Industrial de Mira.

“Há cerca de um século os nossos antepassados abraçaram a hercúlea tarefa de, a partir de areais estéreis e sob um sol abrasador, semearem e plantarem a floresta que suporta a nossa principal riqueza ambiental pela sua biodiversidade. É imperativo que este legado seja transmitido às gerações vindouras. É imperativo honrar a memória das gerações que nos antecederam. Os trágicos acontecimentos de 15 de Outubro destruíram parte significativa deste legado. Uma floresta demora largos anos a desenvolver-se e consolidar-se. Urge por isso começar já e agora…”, refere uma nota da CMM.