UC acolhe Sessão Ordinária da Academia Portuguesa da História

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) acolhe, na próxima quarta-feira, dia 6 de Abril, a primeira Sessão Ordinária da Academia Portuguesa da História fora do Palácio dos Lilases. A reunião tem lugar às 15h00, na Sala 9.

Nas palavras da Presidente da Academia Portuguesa da História, Professora Manuela Mendonça, “é um desejo do actual Conselho Académico descentralizar as reuniões da Academia, levando-as a diversos locais onde a sua presença seja expressiva”.

A escolha inaugural incidiu na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). “Como é sabido muitos professores da Universidade de Coimbra e da sua Faculdade de Direito distinguiram-se como académicos da Academia Portuguesa da História”, sublinha.

Dá-se aliás, de acordo com o Diretor da Faculdade de Direito, Rui Figueiredo Marcos, “a feliz coincidência de se assinalar o centenário do nascimento do Doutor Guilherme Braga da Cruz, eminente académico e antigo Reitor da Universidade de Coimbra e Diretor da Faculdade de Direito”,

Durante a sessão, enquanto Académico de Número da Academia, Rui Figueiredo Marcos vai apresentar a comunicação científica intitulada “A Entrada de Portugal na Primeira Grande Guerra. Embates Diplomáticos, Jurídicos e Económicos”.

A Academia Portuguesa da História reúne “especialistas que se dedicam à reconstituição documental e crítica do passado, materializada na organização de eventos e publicações, nomeadamente de fontes e obras que, com o necessário rigor científico, facilitem a todos os portugueses o conhecimento da sua História. É igualmente órgão consultivo do Governo na matéria da sua competência”.