UA e Altice Labs assinam protocolo para criação de laboratório de investigação

A Universidade de Aveiro (UA) e a Altice Labs formalizaram esta segunda-feira, dia 4 de Julho, a criação do AlticeLabs@UA, um laboratório de investigação na área dos serviços Web emergentes, tecnologia de IPTV, conteúdos digitais, usabilidade de aplicações e experiência do utilizador, sistemas de experiência colaborativa ou social e aplicações de IoT (Internet das Coisas).

O laboratório, instalado no Departamento de Comunicação e Arte (DecA) da UA, apoiará projectos promovidos por professores, investigadores e, também, projectos académicos enquadrados nas actividades curriculares de estudantes de pós-graduação da academia de Aveiro, nomeadamente estudantes do Mestrado em Comunicação Multimédia e da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação.

O AlticeLabs@UA vem desta forma reforçar a forte parceria já existente entre a UA e o centro de inovação do Grupo Altice no domínio da investigação e experimentação em tecnologias emergentes de comunicação e respectivas aplicações. Espera-se que esta parceria venha a traduzir-se na obtenção de resultados de inovação disruptiva em áreas de extrema relevância tais como Televisão Interativa e Media Digital, User Experience e novas formas de Interação com o Utilizador.

O AlticeLabs@UA dá continuidade ao conceito SAPO Labs UA, uma parceria entre a Portugal Telecom e a instituição académica desde 2008.

A coordenação científica e operacional do AlticeLabs@UA será partilhada entre as duas entidades promotoras do laboratório, ficando sob a responsabilidade de uma equipa constituída pelos professores Fernando Ramos e Jorge Abreu, do DeCA, e pelos engenheiros Pedro Carvalho e Bernardo Cardoso por parte da Altice Labs.