Tributo a Jaime Cortesão em Ançã

O programa das comemorações do 44.º Aniversário do 25 de Abril no Município de Cantanhede começou da parte da manhã em Ançã, onde representantes dos órgãos autárquicos e alguns convidados prestaram um tributo a Jaime Cortesão, grande defensor da democracia e da liberdade.

Tendo como anfitrião o presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Cardoso, o acto solene foi assinalado com o envolvimento das crianças do JI e do 1.º CEB do Centro Escolar de Ançã, na homenagem a Jaime Cortesão, figura proeminente da cultura portuguesa, escritor, médico, pedagogo, poeta e político, nomeadamente com a deposição de um cravo feito por cada uma delas.

As crianças continuaram com a execução de diversos trechos musicais relacionados com o 25 de Abril, constituindo este momento uma oportunidade de aprendizagem e forma de despertarem para os valores evocados com a revolução dos cravos.

De acordo com uma nota da CMC, “a cerimónia começou com o hino nacional, ao som da Gaita-de-foles Coimbrã, um gosto tão popular, e que teve execução exímia de António Freire. Foi ainda declamado o poema Ode à Liberdade, de Jaime Cortesão, um poema fantástico, que a voz de Pedro Cardoso, ançanense e Vice-presidente da Câmara Municipal Cantanhede, fez ecoar na praça Jaime Cortesão”.

Durante a iniciativa, a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio sublinhou “a importância da celebração desta data simbólica, e da forma especial com os mais novos que são o futuro do nosso país, as crianças”.

Já Cláudio Cardoso referiu que “apesar das conquistas já feitas, é claro e evidente que os sonhos semeados no coração dos portugueses na madrugada do 25 de Abril ainda estão por cumprir. Há ainda muito por fazer na defesa das ideias de Liberdade, Democracia e Igualdade”. Acrescentou ainda o desejo “que Abril nos relembre sempre desses momentos de luta pela mudança, pela justiça e liberdade, e que nós saibamos estar à altura da sua herança.”

No final houve ainda lugar para presentear as inúmeras crianças com uma miniatura de Bolo de Ançã, ex-libris da vila histórica de Ançã.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, acompanhada pelo presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, procederam também à deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão. Participaram ainda na cerimónia os vereadores Célia Simões, Adérito Machado, Luís Silva e Gonçalo Magalhães, autarcas de juntas de freguesia e inúmeros membros da Assembleia Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *