Tilray começa a exportar a partir de Cantanhede em “Março ou Abril”

A Tilray, empresa canadiana produtora de canábis sediada no Biocant Park, já fez a primeira colheita de plantas THC (tetrahidrocanabinol) em Portugal e espera começar a exportar a partir da fábrica em Cantanhede para países da União Europeia já a partir de Março ou Abril do próximo ano.

“Vamos começar a produzir na UE para a UE, para uso farmacêutico. Para a Alemanha, Polónia, República Checa, Croácia, Chipre ou Itália. É uma grande oportunidade,” disse esta quinta-feira o CEO da empresa, Brendan Kennedy, durante a Web Summit em Lisboa.

Actualmente, a Tilray tem em curso um investimento de 20 milhões de euros em Cantanhede até 2020, no entanto, e segundo o responsável, esse valor poderá vir a aumentar.

Desde Agosto que a empresa está em processo de contratação de 100 pessoas para a unidade de Cantanhede, onde Kennedy refere ter “encontrado uma boa recpeção por parte dos reguladores em Portugal, a que se juntou a questão climática e uma força de trabalho qualificada”.

Para o CEO o mercado de produção de produtos derivados da canábis está apenas no início e deverá levar ao surgimento de uma indústria avaliada em 150 a 200 mil milhões de dólares “do dia para a noite”.

Segundo a revista Visão, depois do Uruguai, o Canadá, de onde é originária a Tilray, foi o segundo país a legalizar o uso de marijuana para fins recreativos. Kennedy espera que o movimento de liberalização se amplie nos próximos anos, incluindo nos EUA, onde “dentro de um ou dois anos vamos ver muitos estados a legalizar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *