Sofia Souto Moniz expõe na Casa dos Bogalhos

A fábrica das Artes – Casa dos Bogalhos, em Cantanhede, terá patente, de 2 a 30 de Abril, a exposição de ilustração “Os desenhos dos livros” com obras de Sofia Souto Moniz.

A mostra inclui ilustrações dos dois livros da autora, que pretende sensibilizar para a importância da imagem no livro, abordando essa interligação e complementaridade de linguagens, visando motivar para a leitura, enquanto veículo de conhecimento, educação e lazer dos públicos de todas as idades.

Sofia Souto Moniz, oriunda de Angola, cresceu no Ribatejo e mudou-se para Cantanhede em 1998. É licenciada em Línguas e Literaturas, leccionou no ensino secundário, no antigo ensino recorrente, no terceiro ciclo e, já em Cantanhede, nas actividades de enriquecimento curricular, ensinando Inglês, Xadrez e Cidadania. É colaboradora de centros de explicações, dedica-se à pintura, à escrita e é dinamizadora de leitura, área na qual tem aumentado a sua formação.

Há três anos integra o programa nacional de voluntariado de leitura, actuando no agrupamento de escolas de Mira. Ocasionalmente tem ainda colaborado com as bibliotecas de Cantanhede, Mira e Montemor-o-Velho.

“Os desenhos dos livros” é uma exposição para crianças e adultos, que terá abertura oficial no dia 2 de abril, pelas 16h00, numa sessão descontraída, que contará com a presença de contadores de histórias (para miúdos e graúdos) e que terá o apoio da associação FotografARTE, do município de Cantanhede, do projeto Arco-Íris e da lojinha Chá às 5.

Integradas nesta exposição irão decorrer, ao longo do mês de Abril, sessões de dinamização de leitura, direccionadas para as escolas, infantários, associações e outros grupos de interessados. Estas actividades decorrerão não apenas em horário escolar mas também aos fins-de-semana. A exposição estará ainda aberta ao público às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 20 horas, e ao fim-de-semana, das 15h30 às 18h30.