Sociedade Columbófila visitada pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra

Nuno Semedo, Presidente da FAJDC – Direcção da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra visitou, no passado dia 25 de Fevereiro, o concelho de Cantanhede, no âmbito do 2.º ”Roteiro 24 Horas”. O objectivo foi visitar e conhecer o trabalho associativo desenvolvido pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e pelo Grupo de Teatro Experimental A Fonte, da freguesia de Murtede, no âmbito de um roteiro de visitas a várias associações juvenis do distrito de Coimbra.

Para além dos membros que integram a direcção da FAJDC, acompanhou todo o programa deste roteiro a Directora Regional do Centro do IPDJ – Instituto Português do Desporto Juventude, I.P., Catarina Durão, que se fez acompanhar, por um dos seus técnicos do IPDJ do distrito de Viseu.

Lurdes Silva, que esteva acompanhada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, e pelos dirigentes Magda Silva e Casas de Melo começou por agradecer a presença dos dirigentes da Federação Distrital. De seguida, Casas de Melo deu a conhecer pormenorizadamente a actividade que tem sido desenvolvida, ao longo dos 67 anos de “vida” ininterrupta daquela da ASSSCC.

Na ocasião, Nuno Semedo referiu que a Sociedade Columbófila, é uma organização cheia de actividades que contribui bastante para o desenvolvimento associativo distrital.

Já Catarina Durão, Directora Regional do Centro do IPDJ, e que já tinha tido a oportunidade de conhecer a Sociedade Columbófila, aproveitou a visita para reiterar o grande dinamismo associativo vivido naquela Associação, lembrando que a Columbófila de Cantanhede “é uma das colectividades de referência”.

Aproveitou igualmente para afirmar que o Instituto Português do Desporto e da Juventude existe para servir os jovens ligados a estas associações, deixando um agradecimento aos dirigentes presentes e manifestando o desejo de continuar disponível, “para através dos programas de apoio em vigor, apoiar as diversas actividades, nomeadamente a edição 2019 do European Peoples’ Festival, que vai voltar a ocorrer de 27 de Julho a 3 de Agosto de 2019.

Enaltecendo que as actividades promovidas pelas suas secções e alguns dos eventos promovidos são referência no calendário desportivo e cultural do concelho, Pedro Cardoso, responsável pela pasta da cultura e educação da Câmara Municipal de Cantanhede, deu como exemplos de boas praticas o trabalho desenvolvido pela Sociedade Columbófila.

No final da apresentação, Lurdes Silva lançou o repto ao Presidente da Direcção da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra e às dirigentes presentes, para se associarem à organização do Festival Europeu, que ocorrerá no Verão do próximo ano.