Sociedade Columbófila prepara parceria com o município do Tarrafal, em Cabo Verde

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, recebeu, no passado dia 10 de Março, na sede da associação, Daniel David Soares, Vereador do Turismo, Cultura, Desporto e Promoção da Câmara Municipal do Tarrafal, da Ilha de Santiago em Cabo Verde, que se fez acompanhar pelo técnico Emanuel Trovoada, treinador da selecção cabo-verdiana de basquetebol.

Acompanhada pela vice-presidente da ASSSCC Magda Silva e pelo vogal Jacinto Espirito Santo, Lurdes Silva deu a conhecer as instalações da sede social, nomeadamente a galeria dos campeões nacionais e dos atletas internacionais. No final, realizou-se uma reunião de trabalho, no âmbito do Projecto de Cooperação .de Partida! que a Sociedade Columbófila desenvolve há já alguns anos em Cabo Verde.

Aproveitando uma curta visita de trabalho a Portugal, Daniel Soares deslocou-se à cidade de Cantanhede para, junto da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, avaliar a possibilidade do seu Município integrar o conjunto de parceiros Cabo-verdianos da ASSSCC.

Para além do interesse e disponibilidade em receber as ajudas da Columbófila de Cantanhede, Daniel Soares manifestou ainda o desejo de estabelecer uma parceria que permita o encaminhamento de jovens estudantes atletas para efectuarem a sua formação profissional em Cantanhede.

Lurdes Silva, consciente de que este projecto de cooperação é uma ajuda de grande alcance humanitário e que tem como principal objectivo atenuar o sofrimento e as carências da comunidade cabo-verdiana que se encontra muito perto do limiar da pobreza, manifestou o interesse em desenvolver todos os esforços com vista a concretizar o desejo do vereador da Câmara Municipal do Tarrafal, permitindo, dessa forma, “atenuar muitas das dificuldades sentidas pelas famílias mais vulneráveis daquela Município africano e incentivar a promoção desportiva através da colaboração num projecto de desenvolvimento desportivo de jovens talentos”.