Seniores de Cantanhede assistiram a palestra sobre Pastel de Tentúgal e doçaria conventual

Mais de 50 seniores inscritos no projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” participaram na palestra sobre Pastel de Tentúgal, Herança do Carmelo de Tentúgal, que decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede no passado dia 20 de Abril.

A sessão esteve a cargo da socióloga Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e grande conhecedora da história do convento Carmelita que esteve na origem do famoso pastel de Tentúgal.

Partindo da contextualização histórica e sociológica da doçaria conventual, Olga Cavaleiro abordou questões marcantes da evolução do seu reconhecimento patrimonial e do seu valor económico para a comunidade onde é produzido, segundo os cânones da tradição, sem esquecer aspectos como, entre outros, o complexo processo de qualificação do Pastel de Tentúgal – Indicação Geográfica Protegida e a Candidatura do Pastel de Tentúgal ao Concurso 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. No final da intervenção, a palestrante ofereceu aos presentes a oportunidade de provarem o famoso pastel de Tentúgal.

Promovido pelo Município de Cantanhede, o projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos” destina-se a motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em actividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, realizam-se acções que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos, ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, entre outras.

Orientado para a criação de dinâmicas didáticas e formativas destinadas a estimular o interesse de quem tem tempo livre mas não dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível, o programa contempla ainda actividades de acentuada componente lúdica, entre as quais visitas guiadas, debates literários ou apenas convívio social activo.