Seixo de Mira celebrou a chegada dos Reis Magos

 

Tradição que é tradição é para ser cumprida e, por isso mesmo, ontem (dia 8 de Janeiro), as ruas do Seixo de Mira voltaram a encher-se de centenas de pessoas que quiseram assistir à recriação da chegada do Reis Magos a Belém.

O Cortejo dos Reis Magos é uma das manifestações mais antigas e marcantes do teatro de rua no Seixo, no qual participam várias dezenas de actores, que aproveitam o evento também para homenagear “o Deus menino”, através de cânticos e músicas alusivas à época natalícia.

“Guiados pela estrela, Belchior, Gaspar e Baltazar percorreram as ruas da freguesia onde foram construídos cenários de acordo com os passos do auto, com seis quadros de reproduções bíblicas – O Encontro dos três Reis Magos, a cabana dos Pastores, A Cabana do Velho Semião, A Fonte de Elias (com a canção da cigana), o palácio de Herodes e, por fim, o presépio vivo, onde os três reis magos entregam ouro, incenso e mirra ao Deus menino”, refere a organização numa nota enviada ao AuriNegra.

A iniciativa foi organizada pela Comissão dos Assuntos Económicos da Igreja do Seixo, com a colaboração e participação da ACR Seixo através da secção de Teatro (roupas, caracterização e atores) e da Seção de Folclore (músicas). No final do cortejo houve o tradicional leilão de ofertas cuja receita reverte para a aquisição de vitrais para a Igreja.