Segunda edição do projecto Comunidades Vivas já arrancou

Os trabalhos para a edição de 2016 do concurso “Comunidades Vivas”, um projecto destinado à comunidade escolar do concelho de Mira, podem ser entregues até ao próximo dia 9 de Junho.

“Faz parte da cidadania activa a participação e o envolvimento cívico da população sobre o processo de desenvolvimento municipal. É neste sentido que a Câmara Municipal de Mira em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mira, convidam e desafiam a Comunidade Escolar do concelho a olhar, observar, analisar e reflectir sobre o concelho de Mira”, refere uma nota enviada ao AuriNegra.

Os participantes terão que desenvolver trabalhos sobre o tema “O Meu Concelho”, dando resposta a três questões: “O que tem de bom o concelho?”, “O que tem de menos bom?” e “Se fosse Presidente de Câmara que projectos gostaria de ver concretizados no futuro?”.

A 2.ª edição do “Comunidades vivas” iniciou-se com a promoção do projecto pelos vários estabelecimentos escolares do concelho. Agora cabe aos estudantes aceitarem o desafio e entregarem os trabalhos, em qualquer formato, ao professor da turma/director de turma, até dia 9 de Junho.

Direccionado ao público escolar desde o 1.º ciclo ao Secundário, o concurso divide-se em seis categorias: 1.º e 2.º anos de escolaridade; 3.º e 4.º anos de escolaridade; 5.º e 6.º anos de escolaridade; 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade; ensino secundário e alunos de educação especial.

Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por um representante da CCDRC, um representante do Departamento de Ciências Socias, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e pelo Presidente da Assembleia Municipal (ou representante).

O júri divulgará os resultados do concurso numa sessão de apresentação final a decorrer no dia 22 de Julho, durante as Festas de S. Tomé. Os prémios para os melhores trabalhos são computadores portáteis, tablets e leitores de mp4.