Secretário de Estado das Floresta marca presença na Reflorestação da Tocha

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, vai assinalar o início de mais uma acção de reflorestação na freguesia da Tocha, a realizar amanhã, sábado, 9 de Fevereiro, a partir das 11h00.

O referido membro do governo, recorde-se, havia participado, a 14 de Abril do ano passado, numa iniciativa de reposição de 12 hectares da mancha florestal devastada pelo incêndio de 15 de Outubro de 2017 na envolvente à Zona Industrial da Tocha, processo que tem vindo a ser dinamizado pela Câmara Municipal de Cantanhede, a Junta de Freguesia da Tocha e a INOVA – Empresa Municipal, em parceria com o ICNF e associações locais, e que tem vindo a contar com o envolvimento activo da população.

Estando nesta altura praticamente concluída a reflorestação de um total de cerca de 40 hectares, as entidades promotoras pretendem assinalar simbolicamente o resultado do trabalho realizado com uma plantação de árvores em mais dois hectares, acção que, além da presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, irá registar uma forte mobilização das forças vivas locais.

A freguesia da Tocha, recorde-se, foi um dos territórios mais afectados pelo incêndio de 15 de Outubro de 2017, o que, aliás, motivou a visita do Presidente da República alguns dias depois, a 6 de Novembro. O balanço dos prejuízos dá conta de seis mil hectares de floresta queimada, algumas empresas destruídas e casas ardidas, além de habitações, anexos e várias construções de apoio, bem como habitações bastante danificadas.

A reposição da estrutura verde que tem vindo a ser realizada beneficia de uma comparticipação financeira obtida a propósito da campanha “Expofacic, ao Visitar Ajudará a Reflorestar”, que foi desenvolvida na última edição do certame no âmbito de uma candidatura aprovada no programa SÊ-LO VERDE, do Fundo Ambiental.