Secção de Natação da Sociedade Columbófila entra em força no novo ano

Foi com a presença em três provas distintas que a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense retomou a actividade desportiva no novo ano de 2016.

No dia 16 de Janeiro, a colectividade de Cantanhede esteve presente na XVI edição do Torneio Cidade da Maia, que contou com a participação de 199 atletas em representação de 16 clubes. A Sociedade Columbófila foi o único clube da Associação de Natação de Coimbra presente, através de oito atletas Infantis, que aproveitaram a oportunidade para atingir marcas (TAC) que lhes possibilitarão participar na prova mais importante para o seu escalão na época de Inverno: o Torneio Zonal de Infantis, que se vai realizar em Março, na cidade de Bragança.

Em termos globais, a participação da ASSSCC foi bastante positiva, sendo que 80% das provas nadadas resultaram em novos recordes pessoais e em cinco novos TAC.

Em simultâneo, mas no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra, decorreu a Fase de Qualificação (SUL) do Campeonato Nacional de Longa Distância.  Participaram nesta competição 76 atletas em representação de 15 clubes, estando a ASSSCC  presente com quatro atletas.

À  imagem do que tem sido habitual, todos os nadadores conseguiram, através das suas prestações, obter o “passaporte” para a fase final dessa competição, que se realizará em Fevereiro, na Póvoa do Varzim. Assim, na distância de 5 quilómetros e no sector masculino,  Alexandre Coutinho obteve o 1.º lugar de sénior, tendo realizado a distância com o tempo de 55’49”91 m. Já o Júnior Diogo Marques obteve a 3.ª posição com a marca 56’ 55”87.

No sector feminino, Sara Alves realizou a mesma distância com o tempo de 1’hora 2 minutos 59 segundos e 58 centésimos, marca essa que viria a ser a 2.ª melhor marca das provas de qualificação (Zona Norte e Zona Sul).

O dia 17 foi novamente dia de provas. Marcaram presença no Torneio de Preparação da ANC 280 atletas em representação de 32 clubes. A ASSSCC participou com 11 atletas, que tiveram uma prestação bastante positiva, atingindo, no final da competição, 17 novos recordes pessoais e vários TAC.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense iniciou assim da melhor forma e em termos desportivos o ano de 2016.