“Salazar e a História Recente de Portugal” na Biblioteca Municipal de Mira

Dando continuidade ao seu programa cultural, a Biblioteca Municipal de Mira apresentará, inserida na rubrica “Cais da Memória”, a palestra intitulada “Salazar e a História Recente de Portugal”, proferida por Manuel Miranda. A iniciativa acontece às 10h00, no dia 27 de Outubro.

Portugal viveu, entre 1933 e 1974, a mais longa ditadura da Europa. O Estado Novo, que foi criado por Oliveira Salazar com a intenção de ultrapassar a instabilidade política e económica nascida a partir da I República (1910-1926), morreu com ele.

Quem foi este estadista, a vida privada e amorosa e as razões da sua luta, cruzadas com a história e o tempo, são a matriz resumida desta palestra sobre o português mais polémico de todos os tempos.

Sobre Manuel Miranda

Manuel Miranda Francisco nasceu nos Carapelhos, concelho de Mira, em 1946. Licenciou-se em Filosofia (1974) e concluiu o DESE em Administração Escolar (1997). Professor de Filosofia no ensino secundário, conciliou a actividade docente com a gestão administrativa e pedagógica, encontrando-se aposentado desde Dezembro de 2006.

Foi presidente da Comissão Política de Mira do PSD e fundador do Agrupamento N.º 826 do Corpo Nacional de Escutas de Fonte de Angeão – Vagos e Secretário do Conselho Regional de Aveiro do CNE.

É autor de alguns trabalhos académicos e tem publicadas as seguintes obras: Mira no Século XX (2005), Mira nos Séculos XVIII e XIX (2008) e A Freguesia dos Carapelhos (2010) e Mira – Bosquejo Histórico (2012).

Almoço de homenagem a Manuel Miranda

Pela sua dedicação ao concelho, investigando sobre a sua história, assim como pela colaboração com as actividades culturais da autarquia, nomeadamente na Biblioteca Municipal de Mira, será realizado um almoço de homenagem a Manuel Miranda. A iniciativa acontece após a palestra, no Restaurante Milénio, nos Leitões.

Terá o valor de 15 euros e inscrição obrigatória na Biblioteca Municipal de Mira, presencialmente ou através do telefone 231480550, até ao dia 23 de Outubro.