Ria de Aveiro vai ganhar Via Ecológica Ciclável

No passado dia 10 de Junho foi apresentada a empreitada com vista à execução do Projecto de Criação de Via Ecológica Ciclável, como forma de vivência da Ria.

A intervenção prevê o desenvolvimento de uma via ciclável na envolvente da Ria de Aveiro, que se estenderá pelo território de dez municípios. O concelho de Mira está entre os municípios abrangidos pela intervenção, prevendo-se a requalificação e extensão da ciclovia existente.

O troço desta ciclovia, que abrange o território de Mira, desenvolve-se ao longo de pinhais e eucaliptais e tem como pontos de referência, neste concelho, a Barrinha e a Lagoa de Mira, a praia da Barra de Mira e a praia do Areão.

Na Barrinha e na Lagoa de Mira a aposta será essencialmente na sinalética de aproximação de cruzamentos, visto que o percurso intercepta estradas com circulação automóvel. A reparação de pavimentos e a substituição de algumas pontes por troços de passadiços de madeira inserem-se, também, na proposta de intervenção.

A norte da Lagoa de Mira e entre a Barrinha e o eixo principal, prevê-se a introdução pontual de bancos e áreas de repouso, de modo a aproveitar as zonas de sombra existentes. No que diz respeito à ligação do concelho de Vagos com a Barra de Mira, a proposta passa por desviar o traçado da Estrada Municipal 591, a partir do km 6700, passando a desenvolver-se ao longo do caminho florestal. Desta forma, o percurso será mais seguro e permitirá evitar a eliminação de áreas de passeio pedonal e estacionamento automóvel já existentes.

Já o troço Mira-Vagos, com uma extensão de 25 km, contará com pontos de descanso com bancos e suportes de bicicletas, possibilitando descanso a quem circula na ciclovia, à semelhança do troço já executado entre a praia da Vagueira e a Praia da Costa Nova.