Revista alemã distingue “Baga Friends”

O trabalho desenvolvido na promoção da casta Baga pelos produtores de vinho reunidos sob a designação “Baga Friends” foi reconhecido internacionalmente pela Der Feinschmecker, a mais prestigiada publicação de vinhos e gastronomia da Alemanha.

A publicação alemã atribuiu este mês aos “Baga Friends” um dos “Wine Awards de 2016”, “prestigiado e honroso prémio que reconhece o trabalho de grupo em torno de uma causa superior, relacionada com vinho ou gastronomia”, refere uma nota da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Criado em 2010, o projecto “Baga Friends” tem como objectivo preservar e promover os vinhos da Bairrada produzidos com a casta Baga, predominante na região.

Os principais impulsionadores do grupo começaram por ser Mário Sérgio Alves Nuno (Quinta das Bágeiras) e Filipa Pato, enóloga e produtora, que quiseram expressar publicamente a preocupação com o arranque das vinhas de Baga e com o facto de muitos produtores da região apostarem totalmente em castas internacionais.

Produtores da Bairrada e um do Douro acabaram por unir esforços na defesa e promoção da casta Baga, formando os “Baga Friends”, grupo que actualmente junta Filipa Pato (Filipa Pato & William Wouters), Mário Sérgio Alves Nuno (Quinta das Bágeiras), Luís Pato (Luis Pato), Dirk Niepoort (Niepoort/Quinta de Baixo), Vinhos Buçaco (Alexandre de Almeida e António Rocha), Sidónio de Sousa (Paulo Sousa) e Quinta da Vacariça (François Chasans).