Reunião ordinária da Câmara de Cantanhede realizou-se nos Covões

Dezenas de pessoas assistiram à reunião da Câmara Municipal de Cantanhede realizada ontem, 5 de Junho, na sede da Filarmónica de Covões. A iniciativa insere-se no programa lançado pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, “para aproximar a instituição daqueles que são os beneficiários da sua actividade. Trata-se um gesto iminentemente simbólico, mas que julgamos fazer todo o sentido, pois acreditamos que deste modo estamos a estimular as pessoas a acompanharem mais de perto a ação do Município em todas as vertentes”.

Para Helena Teodósio,” é importante que as pessoas tenham um contacto directo com as reuniões do executivo, é importante que conheçam os procedimentos inerentes às deliberações camarárias e o debate que elas suscitam, na medida em que assim ficam mais conscientes dos condicionalismos e das implicações das decisões políticas”.

A autarca adianta que “a realização de reuniões camarárias fora do contexto dos Paços do Concelho é uma experiência para repetir em todas as freguesias ao longo deste mandato, tanto quanto possível por ocasião de algum evento ou acontecimento importante, como acontece aqui em Covões, na altura em que celebram os 150 anos da Sociedade Filarmónica”.

Segundo a presidente da Câmara Municipal, “ao reunir aqui na sede da instituição, o executivo camarário pretende assinalar a efeméride, o que aliás reforça o alcance da aprovação, por unanimidade, do subsídio atribuído hoje, cujo valor é idêntico aos concedidos a entidades congéneres em comemorações centenárias”.

Ainda relativamente à União de Freguesias de Covões e Camarneira, Helena Teodósio deu a conhecer ao executivo camarário o teor de um parecer da Assembleia de Freguesia a pronunciar-se negativamente sobre a alteração dos limites territoriais no extremo norte da freguesia, nomeadamente contra a passagem dos lugares de Quinta D’Além e Penedos para a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O documento refere que o assunto já foi debatido em outras ocasiões pela Assembleia da Freguesia, sempre com posição negativa, pois trata-se de uma questão delicada devido ao facto de implicar não apenas uma alteração aos limites do território da União de Freguesias de Covões e Camarneira, mas também do Concelho de Cantanhede e do Distrito de Coimbra, uma vez que a transferência dos dois lugares em causa para a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa implicaria a passagem para o Concelho de Oliveira do Bairro e o Distrito de Aveiro.

Dos 56 assuntos da agenda da reunião camarária realizada em Covões, merece destaque a ratificação do protocolo que envolve os municípios de Cantanhede, Vagos e Mira, tendo em vista a criação de uma rede de alojamento local baseada em imóveis com essa arquitectura tradicional, no âmbito do projeto Gândara TourSensations, cuja conceção tem na base a tese de doutoramento de Dina Ramos, docente da Universidade de Aveiro. Esta instituição de ensino superior dará suporte técnico ao desenvolvimento das acções previstas âmbito do financiamento da Turismo Centro Portugal, o qual contempla uma verba de 287 mil euros, financiada a 80%, cabendo aos três municípios assegurar o remanescente.

Os termos do acordo estabelecem que o modelo de gestão do Gândara TourSensations será determinado pelo estudo a realizar para esse efeito, sendo certo que a rede contempla a inclusão de um mínimo de 30 casas, um objectivo que deverá ser superado, dado o número proprietários que já manifestaram interesse em aderir.

Outro protocolo ratificado é o que diz respeito ao envolvimento do município de Cantanhede na operacionalização na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável e Promoção da Actividade Física, através da participação em vários projetos que nesse âmbito vão ser implementados pela Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. O acordo foi assinado a 4 de Junho pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, pela Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pela presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, no decurso de uma sessão que decorreu na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, com a presença do Ministro da saúde, Adalberto Campos Ferreira, e do Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 

Câmara Municipal aprovou constituição da comissão de honra da Expofacic/2018

A Câmara Municipal de Cantanhede deliberou aprovar, por unanimidade, a constituição da Comissão de Honra da 28.ª Expofacic, que decorre de 26 de Julho a 5 de Agosto. Referindo-se a este órgão liderado pelo presidente da Assembleia Municipal, João Moura, Helena Teodósio sublinhou o facto de, pela primeira vez, dele fazerem parte o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, bem como representantes das forças políticas que integram a Assembleia Municipal, designadamente Sara Brado, pelo Partido Social Democrata, José Vieira, pelo Partido Socialista, e Carlos Negrão, pela Coligação Democrática Unitária. Completam o elenco da comissão de honra os presidentes de junta de freguesia, o presidente da Associação Empresarial de Cantanhede, Luís Roque, o presidente da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, Rui Marqueiro, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Adérito Machado, e o Comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da Guarda Nacional Republicana, capitão Rui Oliveira.