Resultados do Orçamento Participativo de Mira

Já se conhecem os resultados finais das votações para o Orçamento Participativo de Mira, de 2016. No total foram cinco os projectos apresentados mas o vencedor foi o do Clube Náutico da Praia de Mira que tem como propósito apetrechar o espaço com novo material. A proposta recebeu 467 votos (quatrocentos e sessenta e sete).

Nos restantes lugares da votação ficaram os projectos de Regeneração Urbana de Cabeço e Portomar (284 – duzentos e oitenta e quatro votos), a Requalificação do Largo da Igreja Velha do Seixo (168 – cento e sessenta e oito votos); a Construção do Abrigo de Animais Errantes (70 – setenta votos) e a Quinta Lúdico-pedagógica Intergeracional (12 – doze votos).

O Orçamento Participativo faz parte da estratégia global de actuação do executivo de Mira que, através deste, pretende potenciar a participação de todos nas decisões respeitantes às comunidades locais. “Pretende-se, desta forma, uma melhor adequação das políticas municipais às necessidades e aspirações dos cidadãos (…) Demos um passo em frente no apelo à cidadania e à participação de toda a comunidade na construção de um concelho melhor com maior esclarecimento e consciência crítica”, refere a Câmara Municipal de Mira numa nota enviada ao AuriNegra.

Na mesma nota, a autarquia refere que a participação dos cidadãos “tem vindo a superar todas as expectativas. Nesta edição de 2016, registou-se um aumento substancial do número de votantes, o que se traduz na construção de uma sociedade mais activa, nomeadamente, ao nível dos instrumentos financeiros da governação local.