Região Centro cria consórcio na área da saúde

Um “memorando de entendimento” para dinamizar uma aliança regional na área da saúde vai ser celebrado amanhã (quinta-feira), 15 de Setembro, em Coimbra, entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 11 entidades regionais.

Designada Centro PT Health Alliance, esta aliança deverá contribuir para “afirmação internacional da economia da saúde” da região Centro, afirma a CCDRC em comunicado.

O documento, que será assinado no Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, às 16h30, envolve a CCDRC, as universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior, o Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), o Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais, os centros hospitalares da Cova da Beira e do Baixo Vouga, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, a Entidade Regional de Turismo do Centro, o Biocant, de Cantanhede, e o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra.

O consórcio Centro PT Health Alliance “reflete a nível institucional a forte cadeia de valor (…) que existe na região Centro no âmbito da economia da saúde”, desde a investigação à prática clínica, do ensino ao empreendedorismo, afirma a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, citada na nota.

“A formalização do consórcio visa consolidar um ‘cluster’ de actividades e actores que já existem na região e apoiar o seu processo de internacionalização, focado na valorização económica do conhecimento. Trata-se de um consórcio aberto que muito se valorizará com a futura entrada de empresas de base tecnológica na área das ciências da vida”, adianta.

Os projectos a promover no âmbito da Centro PT Health Alliance abrangem “o aprofundamento e apoio ao estreitamento de relações internas e externas entre os seus membros e outras entidades e a programação e concretização de ações conjuntas”.

A aliança terá um “papel contributivo para o reforço de alguns projetos internacionais da região no domínio das ciências da vida”, como a participação do CHUC nos trabalhos do M8 Alliance, que reúne entidades na área da saúde de diferentes países.

Outros desses projectos, segundo a mesma nota da CCDRC, são o “posicionamento de instituições de referência da economia da saúde em redes de excelência mundiais, a dinamização do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento e do Campus da Vida, apoiados pelo programa europeu Spreading Excellence and Widening Participation (Teaming), e a participação em redes europeias de referenciação hospitalar”.

O CHUC, em colaboração com a ARS do Centro, vai comemorar também amanhã (quinta-feira), em Coimbra, os 37 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no Centro de Congressos dos HUC.

Subordinado ao tema “O Serviço Nacional de Saúde e o resgate da dignidade”, o programa comemorativo inclui uma homenagem ao socialista António Arnaut, autor da lei que fundou o SNS, em 1979, em que intervém o primeiro-ministro, António Costa, às 15h00, após a evocação daquele advogado de Coimbra e antigo ministro.