Câmara Municipal de Mira aposta na regeneração da Vala da Corga

Dentro de alguns dias a Câmara Municipal de Mira vai dar início às obras de Regeneração da Vala da Corga. Segundo Raul Almeida, presidente da CMM, “proporcionar-se-á, desta forma, aos residentes e a todos os munícipes, uma melhoria da qualidade de vida, principalmente no que concerne à redução da poluição e ao aumento exponencial de espaços de lazer naquela área”.

“As intervenções de qualificação urbanística em zonas ribeirinhas conduzem também, naturalmente, a uma maior satisfação das pessoas que nos visitam”, acrescentou o edil.

Em paralelo, Raul Almeida refere que importa acrescentar “que estamos ainda a contribuir para a promoção da segurança de pessoas e bens, não apenas no próprio espaço mas em toda a envolvente ao projecto, bem como, a reforçar, de forma inequívoca, a vocação cívica, turística e comercial deste espaço que se assumirá, assim, como instrumento fundamental de suporte à estratégia de atração de novos residentes, utilizadores e investidores”.

Dentro deste domínio, o Município espera que a intervenção proposta permita a estruturação de componentes mais relevantes da candidatura em três aspectos essenciais: criação de espaços de lazer; condições de segurança para peões e ciclistas e aproveitamento de recurso hídrico abandonado, tendo em vista o enriquecimento urbano e a criação de um ponto de atração turística.

A obra conta com um orçamento de cerca de 500 mil euros, sendo 418 mil euros financiados por fundos comunitários.