Profissionais da Hotelaria de S. Pedro do Sul certificados profissionalmente pelo CEARTE

Foi em ambiente de festa, que, nas Termas de São Pedro do Sul, o CEARTE entregou 22 Certificados de RVC Profissional a 22 profissionais da restauração e Hotelaria de São Pedro do Sul, oriundos de vários hotéis e restaurantes, que concluíram com aprovação o seu processo de certificação profissional no âmbito do CQEP.

O Director do Centro de Emprego de Dão Lafões, o Director do CEARTE e o Vice-presidente da Câmara de São Pedro do Sul, presentes na cerimónia, destacaram a aposta das pessoas na suas qualificações profissionais, no aumento das suas competências e sobretudo na validação e Certificação das mesmas, tratando-se assim, de acordo com nota do CEARTE, “de uma intervenção que representou uma mais-valia, não só para os trabalhadores, como também para a Restauração, a Hotelaria e o Turismo – valências com um forte peso económico naquele concelho”.

“Os trabalhadores viram as suas competências reconhecidas formalmente, sendo isso uma garantia de qualidade para as unidades hoteleiras, permitindo assegurar também uma melhor qualidade dos serviços prestados e o desenvolvimento sustentado do território”, refere a mesma nota.

De acordo com o CEARTE, “a validação da certificação por um Júri externo dá ao processo uma grande credibilidade e representa um fator de orgulho para os adultos certificados, pois assim sabem que a sua certificação profissional foi difícil e rigorosa mas isenta”.

Segundo Luís Rocha, director do CEARTE “as certificações representam uma grande mais-valia profissional e promovem um grande reforço da autoestima a quem já não tinha esperança de alguma vez conseguir uma equivalência profissional. Em termos técnicos, eles são profissionais, têm experiência acumulada, trabalham com autonomia. Mas como não tiveram um percurso de educação e formação, tinham menos oportunidades. A confirmação disto é que, alguns que se encontravam desempregados no início do processo, conseguiram já emprego”.

O CQEP do CEARTE – actual Centro Qualifica proporciona a jovens e adultos um serviço de informação, orientação e encaminhamento com vista à obtenção de uma qualificação escolar e profissional. O Centro também desenvolve processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas pelos adultos ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais, na sua vertente profissional ou de dupla certificação, em diversas áreas de actividade, e nos locais da região centro onde for necessário.