Professores-embaixadores cumpriram no Biocant Park etapa do “tour empreendedor”

Vinte e um professores-embaixadores do projecto Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra, promovido pela CIM Região de Coimbra, visitaram o Biocant Park, em Cantanhede.

Além de serem representantes do projecto Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra, nos agrupamentos e estabelecimentos de ensino em que leccionam, os professores-embaixadores têm a missão de apoiarem os professores e os alunos no desenvolvimento de ideias de negócio e de actividades na área do empreendedorismo.

João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e presidente do Biocant Park, e Joana Branco, directora do Departamento de Inovação do Biocant Park, deram a conhecer aos professores-embaixadores o primeiro parque de biotecnologia em Portugal, projecto pioneiro na transferência do conhecimento das universidades para a sociedade, através da criação de empresas e de produtos na área da biotecnologia.

À tarde, a comitiva do programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra esteve no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, onde visitou o Laboratório de Automática e Sistemas, instituição que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo. Na ocasião, houve ainda oportunidade para visitar a incubadora de empresas.

O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como principais objectivos o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local.

Este programa destina-se aos/às alunos/as e docentes do 1.º ciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. O programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.