Professor da Universidade de Coimbra visita a África do Sul

A convite da Universidade Nelson Mandela e da organização “Working on Fire”, da África do Sul, Domingos Xavier Viegas, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai efectuar uma visita àquele país, onde irá proferir uma conferência de abertura num congresso internacional e leccionar dois cursos sobre comportamento do fogo e segurança pessoal a cientistas e técnicos daquele País.

O catedrático da FCTUC vai participar como orador convidado no 11.º Fire Management Symposium, promovido pela Universidade de Nelson Mandela, a decorrer em Skukuza, no Kruger Park, de 23 a 25 de Outubro.

Na conferência de abertura, intitulada “Segurança nos Incêndios Florestais”, vai ser apresentado o trabalho de investigação em curso na Universidade de Coimbra sobre o tema do comportamento extremo do fogo e as suas implicações na segurança do pessoal que tem que enfrentar os incêndios.

Uma das instituições que irá acolher Domingos Xavier Viegas será a organização não-governamental “Working on Fire”, que promove a formação das comunidades locais para a realização de tarefas de prevenção e combate aos incêndios. Esta organização está muito desenvolvida na África do Sul e em outros países e tem uma estreita ligação com a investigação científica, em particular com a realizada na Universidade de Nelson Mandela, no seu campus de George.

A visita terá a duração de 10 dias e inclui visitas a centros de investigação e universidades, a áreas ardidas e a zonas em que se realizam ensaios com fogo e se ministra formação a cientistas, a técnicos e a membros das comunidades.

Domingos Xavier Viegas é o responsável pelo programa de investigação sobre incêndios florestais em curso na UC, no seu Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, integrado na ADAI, que promove investigação fundamental e aplicada e formação avançada nesta temática, em colaboração com entidades nacionais e estrangeiras.