Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visita o Parlamento Europeu

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, vai discursar no Parlamento Europeu na quarta-feira, 13 de Abril, pelas 12h00. A visita a Estrasburgo inclui também encontros com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, eurodeputados e funcionários portugueses.

O balanço dos 30 anos de Portugal na UE, a crise dos migrantes e refugiados e os desafios colocados pelo terrorismo deverão ser alguns dos assuntos abordados.

O Presidente da República vai ser recebido no Parlamento Europeu por Martin Schulz, às 11h15, na entrada do Protocolo, no edifício Louise Weiss (LOW). Às 11h30, Marcelo Rebelo de Sousa terá uma reunião bilateral com o presidente do Parlamento Europeu no mesmo edifício (LOW, sala H060).

A sessão solene no hemiciclo terá início ao meio-dia, devendo o discurso do Presidente da República ter uma duração de 30 minutos. Marcelo Rebelo de Sousa almoçará depois com alguns representantes da instituição e encontrará os funcionários portugueses às 14h45.

A última vez que um Chefe de Estado português discursou no Parlamento Europeu foi em 12 de Junho de 2013, quando Aníbal Cavaco Silva se deslocou a Estrasburgo após o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho.