Presépios de cortiça na Biblioteca Municipal de Cantanhede

A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente, até dia 6 de Janeiro, a exposição Nasceu um menino – Mostra de presépios de cortiça, constituída por trinta e cinco presépios de autoria do artesão Samuel Machado.

As representações da natividade elaboradas por este artista são essencialmente presépios e outras miniaturas alusivas ao Natal, executados com mestria e imaginação, predominantemente com cortiça provenientes de rolhas de garrafas e outros materiais como cartão, tecido, madeiras e barro, totalmente reciclados para o efeito.

Sobre Samuel de Oliveira Machado

Samuel de Oliveira Machado é licenciado em Animação Socioeducativa e possui uma pós-graduação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.

Conta com um percurso profissional de mais de dez anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como monitor de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural e o desenvolvimento de vários projectos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas.

Reciclar com cortiça é um projecto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o como cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações.

Desde o início do projecto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *