Prémio Literário Carlos de Oliveira entregue a Carlos Roberto Loiola

Um dos momentos altos da cerimónia de comemoração do Dia da Cidade de Cantanhede foi a entrega do Prémio Literário Carlos de Oliveira a Carlos Roberto Loiola, que fez questão de vir propositadamente do Brasil para receber o galardão e um prémio no valor de 5 mil euros.

Natural da cidade de Pouso Alegre, no estado brasileiro de Minas Gerais, Carlos Roberto Loiola foi o vencedor da quarta edição do concurso literário com o romance “A estrambótica aventura do senhor Martius Von Gloeden”.

O autor é Juiz de Direito em Belo Horizonte e o livro vencedor do prémio assinala a sua estreia como romancista. Na ata da decisão, o júri considerou que “a obra se distingue pela sua capacidade de efabulação e trabalho sobre a linguagem, que reproduz ficcionalmente o discurso, as superstições e a visão do mundo de um camponês (caipira) de Minas Gerais”, e destaca a propósito “a riqueza compositiva e narrativa do romance, ambientado no Brasil imperial”.

Durante o discurso de agradecimento, Carlos Roberto Loiola mostrou-se emocionado e feliz com a distinção e com a hospitalidade de Cantanhede. “Foram 18 anos de pesquisa e cinco anos de escrita que agora se transforam nesta alegria grandiosa”, referiu, aproveitando a sua intervenção para citar vários versos do livro Abelha na Chuva, de Carlos de Oliveira, o famoso escritor que dá nome ao prémio.