Prémio Intermarché Produção Nacional revela vencedores da 5.ª edição

O primeiro gin português feito de abóbora, um vinho de uma casta nacional que se encontra praticamente extinta – a Jampal, um inédito Queijo Kefir de Cabra, um peito de pato fumado, fatiado e pronto para saborear, uma tenra carne de Cachena e as tão características castanhas Martaínhas sagraram-se, este ano, vencedores do Prémio Intermarché Produção Nacional.

A presente edição, a quinta, recebeu o número mais elevado de candidaturas desde o lançamento, totalizando mais de 80 produtos a concurso, e a forte qualidade dos projectos finalistas trouxe complexidade acrescida à seleção dos vencedores, levando o júri a ampliar o número de distinções, com a atribuição de quatro Menções Honrosas: ao azeite biológico Olmais, ao inovador óleo de grainha de uva Graduva, à Maçã Riscadinha de Palmela e à carne biológica Geo do Prado.

Os produtores distinguidos têm como recompensa a entrada na cadeia Intermarché, com o escoamento dos seus produtos assegurado durante um ano na rede nacional de lojas e, nos casos que o justificam, também nos pontos de venda da insígnia em França, na Bélgica e Polónia. Adicionalmente e fruto da parceria com o ‘Portugal Sou Eu’, os vencedores que cumpram os requisitos deste Programa beneficiarão deste selo identitário da origem nacional.

“Esta quinta edição do Prémio Intermarché Produção Nacional confirma que temos um sector primário mais dinâmico, sustentável e inovador, que está hoje em muito melhores condições para se afirmar como uma peça essencial na engrenagem do desenvolvimento económico nacional. É exatamente isto que queremos premiar, ajudando-os a consolidar o seu crescimento ao mesmo tempo que eles nos ajudam a levar aos consumidores produtos portugueses de qualidade, muitos dos quais vão integrar o nosso Programa Origens”, sublinhou Martinho Lopes, Administrador do Intermarché.

Lembre-se que na génese desta iniciativa está a proximidade aos produtores portugueses, uma prioridade assumida pelo Programa Origens do Intermarché, que tem atualmente como parceiros 170 produtores nacionais, através dos quais é possível levar aos consumidores produtos genuinamente portugueses, de elevada qualidade a preço competitivo.

Sustentabilidade foi tema em foco

Os prémios foram entregues no passado dia 2 de Outubro, numa cerimónia realizada na Câmara de Comércio e Indústria, em Lisboa, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

A revelação dos projectos em destaque foi precedida pelo debate “Sustentabilidade na produção e na fileira”, que contou com a jornalista Patrícia Carvalho como moderadora e com um painel composto por Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Gonçalo Lobo Xavier, Diretor Geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), João Branco, Presidente da Quercus, Susana Mendes, Sócia-Gerente da Pepe Aromas e uma das vencedoras deste Prémio em 2017, e por Rui Assis, Diretor do Intermarché.

Refira-se que o Prémio Intermarché Produção Nacional tem como parceiros – e membros do júri – a APED, a CAP, a Faculdade de Medicina Veterinária e o Instituto Superior de Agronomia (ambos da Universidade de Lisboa), o Grupo Impresa e a Quercus. Todo o processo de candidaturas e decisão é auditado pela EY (parceiro auditor). A iniciativa conta ainda como o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério do Ambiente, Ministério da Economia e Ministério do Mar.

Os Vencedores:

 

Produção Primária

  • Carne Cachena da Peneda DOP, da PEC Nordeste com a Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca;
  • Castanhas Soutos da Lapa DOP, da Agrotamanhos;

Produtos Transformados

  • Gotik Gin, da MVPGIN;
  • Vinhos Manz, da ManzWine;

Inovação

  • Queijo Kefir de Leite de Cabra, da Queijaria Gourmet Brejo da Gaia;

Ideias com Potencial

  • Peito de Pato Fumado Fatiado, da Quinta dos Fumeiros.

 

As Menções Honrosas:

 Produção Primária

  • Maçã Riscadinha de Palmela DOP, de Paula Castro e Eduardo Aires;

Produtos Transformados

  • Azeite biológico Olmais, Quinta dos Olmais;

Inovação

  • Óleo de grainha de uva Graduva, Destilaria Levira;

Ideias com Potencial

  • Hambúrgueres e carne de bovino biológica Geo do Prado, Nature Fields.

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