Prémio do Melhor Filme de Turismo do Centro de Portugal

O Turismo do Centro de Portugal e o Festival ART&TUR associam-se na iniciativa inédita de criação do Prémio de Melhor Filme de Turismo da Região Centro, o qual será anunciado na IX Gala de Prémios do Festival ART&TUR, a 22 de Outubro, em Vila Nova de Gaia.

O Festival ART&TUR é um dos maiores e mais criativos certames de cinema de turismo a nível mundial, que atrai anualmente centenas de filmes de todo o mundo, sendo internacionalmente reconhecido como um veículo eficaz de marketing turístico, em particular na valorização das marcas das entidades participantes.

Em 2015, na 8.ª edição do Festival, participaram 88 filmes nacionais. No entanto, na presente edição, prevê-se que a participação nacional suba em flecha, graças à convergência de três fatores: há cada vez mais entidades (empresas, autarquias, etc.) a apostar na promoção turística de qualidade, através dos meios audiovisuais e das redes sociais; são inúmeros os polos de inovação e de excelência no setor do turismo em Portugal e o ART&TUR tem sido visto como um fórum para benchmarking no sector do audiovisual turístico.

Pretende-se, deste modo, que o acervo de produção audiovisual da região contribua para a consolidação da marca “Centro de Portugal” através da promoção a nível internacional dos filmes de qualidade. Este esforço de internacionalização será apoiado pela rede mundial de festivais do CIFFT – Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (www.cifft.com), da qual o Festival ART&TUR faz parte.

O prémio de Melhor Filme da Região Centro pode acumular com outros prémios do Festival ART&TUR, devendo os interessados consultar o Regulamento do Festival, disponível no website: www.tourfilm-festival.com.