Poiares Baptista é um dos quatro melhores nadadores do Mundo na classe de Masters

Conseguir ser, aos 91 anos de idade, um dos quatro melhores nadadores do Mundo na sua classe (Masters), é um feito notável! Pois é o caso de António Poiares Baptista, como revela o ranking divulgado pela FINA (Fédération Internationale de Natation).

Nascido em Ançã em 1927, António Poiares Baptista é uma figura excepcional, que se tem distinguido nas diversas actividades que abraçou.

Assim, para além de ser um reputado médico dermatologista, foi um prestigiado Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – para além de ter sido também Vice-Reitor desta Universidade durante vários anos.

Com uma actividade cívica intensa, foi Presidente da Alliance Française de Coimbra e Cônsul Honorário de França – País onde se doutorou e que o distinguiu com o grau de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito. Tem diversas outras distinções: Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada, Medalha de Prata de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, Cavaleiro da Ordem Nacional do Leão do Senegal, Medalha de Prata do Mérito Cultural de Cantanhede.

É também um artista plástico de reconhecidos méritos, tendo já exposto a sua pintura com assinalável êxito.

Apesar de ter sido um aluno brilhante, quer no Liceu quer na Universidade, Poiares Baptista ainda arranjava tempo para praticar desporto. Assim, no liceu D. João III, em Coimbra, jogara voleibol e na Universidade foi nadador da Associação Académica de Coimbra, treinado por duas velhas glórias da natação nacional, Manuel Gaspar e Luís Conceição (ambos já falecidos), que ensinaram a nadar e treinaram sucessivas gerações de jovens de Coimbra, mas também oriundos de outros pontos do País, que vinham estudar para a cidade universitária.

“Treinávamos na Piscina Fluvial que existia no rio Mondego e num tanque no Campo de Santa Cruz, a que chamávamos “caldo verde”, pois era a cor da água, por causa dos limos. Entrei em competições em diversos pontos do País e até ganhei algumas medalhas. Mas não por mérito meu, pois foi sempre nas provas de estafetas, em que os outros puxavam e eu ia atrás!” – refere, modesto, e com uma gargalhada.

A verdade é que, apesar desta modéstia, Poiares Baptista tem vindo a acumular títulos nacionais nas diversas provas de natação que tem vindo a disputar, nos últimos anos, na classe de Masters, defendendo as cores da Associação Académica de Coimbra.

E foi nessa Classe, no escalão dos 90 a 94 anos, e na categoria de 50 metros bruços, que Poiares Baptista, graças aos tempos que tem vindo a fazer, se classificou no quarto lugar do ranking mundial da FINA – Federação Internacional de Natação.

À frente dele apenas o japonês Tajima Toshio, o russo Lisitskiy e o norte-americano Motmans August.

Com uma forma física surpreendente e uma invejável jovialidade, Poiares Baptista continua a nadar todas as semanas no Complexo das Piscinas Municipais de Coimbra, não com vista às competições, mas porque isso é saudável e lhe dá prazer.

Um exemplo!

Autor: Jorge Castilho