“Poesia Silenciosa” mostra pinturas de Fátima Negrão

Fátima Negrão expõe pela primeira vez em Cantanhede o seu trabalho como pintora com “Poesia Silenciosa”, que está patente ao público, na Biblioteca Municipal, até ao próximo dia 30 de Junho.

Um conjunto de 20 pinturas a óleo e acrílico sobre tela representam um universo estético singular em que o elemento humano sobressai em composições que remetem para significações relacionadas com os poemas da autora que acompanham cada um dos quadros.

A poesia é de resto outra das grandes paixões de Fátima Negrão, que tem já editados dois livros desse género literário: “Pedaços”, de 2007, ilustrado pela pintora São José, e “A Pele do Capim”, de 2016, com ilustrações do artista plástico moçambicano João Timane.

Em 2016 começou a frequentar aulas de pintura a óleo com a professora Daniela Marques, no atelier DAMA TATTOO Studio, em Cantanhede, e aulas de pintura em acrílico, com a professora Françoise Treseur, na Universidade Sénior Nova Acrópole, em Coimbra.

Fátima Negrão nasceu em Moçambique, mas deixou o país há 42 anos. Veio para Portugal na sequência do 25 de Abril de 1974, acontecimento que mudou o rumo à sua vida. Literalmente. Deixou em África os seus pais e dois irmãos mais velhos, veio com os três mais novos, já com o curso do Magistério Primário e a experiência de um ano de ensino, em Lourenço Marques, actual Maputo.

Em Portugal, prosseguiu estudos e concluiu formação superior no ensino de pessoas com deficiência auditiva e especialização em Língua Gestual Portuguesa, tendo iniciado a partir daí um ciclo de vida dedicado à educação de crianças surdas e a outras causas ligadas a esta realidade. A poesia, paixão antiga e causa do seu envolvimento em eventos de divulgação literária e outras ações de caráter cultural, particularmente em Cantanhede, onde reside.

Depois da aposentação, dedicou-se às mais diversas causas sociais. Fez parte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cantanhede (CPCJ), fez formação a nível de voluntariado em escolas e outras instituições, exerceu o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Cantanhede no mandato 2009/2013 e, é atualmente secretária da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.