Plano Inverno e Saúde arranca em Novembro

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou esta quarta-feira que os responsáveis da área hospitalar e dos cuidados de saúde primários e delegados de Saúde se reuniram em Coimbra no âmbito do Plano Inverno e Saúde.

“Este plano, da responsabilidade da Direcção Geral de Saúde, é operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de actuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC e asseguradas pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde”, lê-se em nota de imprensa.

A fonte acrescenta que este é um documento orientador para a administrações regionais de saúde e unidades de saúde”, que “apresenta as orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do sector da saúde, capacitar os cidadãos para a sua proteção individual e promover a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada”.

“O Plano Inverno e Saúde, que será activado entre 01 de Novembro e 31 de Março, tem como objectivo minimizar os efeitos negativos dos períodos de frio intenso sobre as populações, pelo que a interligação efectiva entre os cuidados de saúde primários e as unidades hospitalares assume papel preponderante. Neste contexto, importa valorizar como uma das principais medidas de Saúde Pública a vacinação contra a gripe sazonal, em especial nos idosos e em doentes crónicos”.