Pico em exposição no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz tem patente até dia 30 de Outubro, na Sala Afonso Cruz, a exposição de fotografia  “Pico, a ilha de lava”, de Saúde Machado.

Saúde Machado, natural dos Açores, é professora de português no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares exercendo também funções de professora bibliotecária. Para a autora, a arte de “dizer” torna-se a arte de “fotografar”, e o seu contrário. É nessa transfiguração do real que nasce a sua fotografia e a vontade de partilhar o seu olhar.

Nesta exposição, os caminhos do olhar levam-nos ao Pico, majestosa Ilha Atlântida. Ali, traços de negro e cinza contrastam com fortes pinceladas verdes e azuis; de toda a terra exalam perfumes antigos, de lava incandescente e prados húmidos e viçosos. Do seio da ilha-mãe, misteriosa e trágica, nasce a montanha; ora oculta por densas nuvens ora resplandecente no ar azul, ela é o centro, princípio e fim, eterno e doce retorno.

A ilha aparece, assim, como lugar de memórias inscritas na lava, filtrada por um olhar onde habita a melancolia. Em boa verdade, embora a melancolia procure reinar, existe nestes registos fotográficos um espaço vazio, um silêncio, um sentido antigo que cabe a cada um de nós descobrir. O drama está lá. A ilusão também.

A entrada é livre.

Horário:

De segunda a quinta-feira: 9h00 às 23h00

Sexta-feira: 9h00 às 24h00

Sábados: 10h00 às 24h00

Domingos e Feriados: 10h00 às 19h00

Dias de espetáculo: até ao final do espetáculo