Pequenos “médicos do planeta” formam-se em Anadia

A Câmara Municipal de Anadia vai dar início a mais uma edição do seu Programa Municipal de Educação Ambiental, uma acção que visa contribuir para o desenvolvimento, nas crianças do concelho, de uma consciência ecológica, dando particular ênfase a matérias relacionadas com a sustentabilidade ambiental.

Destinado às turmas dos jardins-de-infância e das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da rede pública, o programa irá decorrer até ao início de Abril de 2017. Assumindo, nesta terceira edição, o subtítulo “Médicos do Planeta – Missão: Ajudar o Ambiente”, a iniciativa pretende fomentar nas crianças o interesse pelas questões ambientais, tendo em consideração o seu papel promotor, junto da comunidade, de comportamentos de defesa do meio ambiente. O contexto escolar foi o escolhido para a realização desta acção por se tratar de um espaço privilegiado para inspirar nas crianças atitudes e hábitos de respeito pelo ambiente, preparando-as para se assumirem como agentes de mudança.

O desafio foi lançado aos estabelecimentos de ensino da rede pública, que podem acolher uma actividade, bastando, para isso, inscrever-se até 18 do corrente mês. Nas sessões destinadas às crianças do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º anos do 1.º CEB serão abordados os temas “Compostagem e Alimentação Saudável” e “Resíduos e reciclagem – “Separar é que está a dar”, assuntos que estão também no leque de escolhas dos alunos 3.º e 4.º anos do 1º CEB, os quais poderão ver ainda tratadas as temáticas “Florestas e prevenção de incêndios” e “Alterações climáticas”.

As sessões terão uma duração aproximada de 60 minutos, durante os quais são expostos e debatidos os principais aspectos associados a estas matérias. Assim, a metodologia adoptada passa pela identificação dos problemas ambientais e das medidas que possam contribuir para os minorar ou resolver, sendo as crianças convidadas a participar em atividades de caráter lúdico, a fim de consolidarem as suas aprendizagens. No final de cada acção, e no âmbito da respetiva temática, os alunos elaboram um trabalho subordinado ao tema “Missão: Ajudar o Ambiente”, destinado a integrar uma exposição a realizar no final do ano lectivo, que reunirá os contributos de todas as turmas participantes no programa.