Pastel de Tremoço e Abóbora na XIII Feira do Tremoço

Na XIII Feira do Tremoço, no dia 29 de Maio de 2016, o Gandarês – pastel de tremoço e abóbora – fez a sua primeira apresentação em público.

Este novo pastel faz parte do projecto desenvolvido por três alunos da turma do 10.º ano do curso de restauração cozinha pastelaria da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC).

O projecto de Daniel Alves, Miguel Fernandes e Davide Simão, orientado pelo Chef Humberto Costa, consistiu na criação de um novo produto gastronómico que tivesse como ingredientes base produtos endógenos da região gandaresa. Depois de várias experiências realizadas, estes alunos optaram pela criação de uma receita de doçaria onde o tremoço de Cadima fosse um dos ingredientes principais, tendo-lhe juntado outro produto muito característico na região, a “abóbora-menina”. Desta junção improvável, resultou o pastel de tremoço e abóbora, a que deram o nome de “Gandarês”.

A convite da Junta de Freguesia de Cadima, os três alunos, acompanhados pelo Chef Humberto Costa, e pela directora do curso de restauração, professora Paula Cavadas, estiveram presentes na Feira de Tremoço, onde, depois de uma breve apresentação do projecto, convidaram a população presente no certame a degustar o novo pastel e possibilitaram a compra do mesmo a quem o pretendesse. As críticas de quem degustou esta nova e diferente doçaria foram bastante positivas e bastante animadoras para estes jovens, que rapidamente esgotaram os pastéis que tinham levado para venda. Ficou a vontade de continuarem com este projecto e a possibilidade de participarem noutros eventos do concelho.