Participantes nas “Tardes Comunitárias” cantaram as janeiras ao executivo camarário de Cantanhede

Cerca de 30 pessoas envolvidas no programa de animação social “Tardes Comunitárias” estiveram nos Paços do Concelho de Cantanhede a cantar as janeiras ao executivo camarário, ontem, 17 de Janeiro. A iniciativa partiu dos participantes deste projecto que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em actividades socioculturais, lúdicas e recreativas.

Foi nos claustros do edifício camarário que o grupo interpretou um conjunto de quadras ao ritmo de canções ensaiadas por monitores, perante uma assistência onde pontificava a presidente da autarquia, Helena Teodósio e o vereador Adérito Machado, bem como funcionários de diferentes serviços da edilidade.

“Somos cá da terra / E aqui vimos cantar / Dar as boas festas / P’ra vos alegrar”, referia uma das quadras, pedindo que “Neste ano novo / Que Deus nos ajude / Nos dê muita paz / E muita saúde”. Depois de concluído o repertório, a presidente da Câmara Municipal recebeu o grupo num encontro que terminou em ambiente de confraternização à volta da mesa, com um lanche oferecido pela autarquia.

Na ocasião, Helena Teodósio agradeceu “esta cortesia do grupo de animação social das ‘Tardes Comunitárias’”. Congratulando-se com “o entusiasmo e a motivação com que os participantes têm aderido às acções realizadas nesse âmbito”, a autarca enfatizou o facto de haver da parte dos responsáveis “toda a abertura para dar enquadramento a acções e iniciativas propostas pelas pessoas envolvidas no projecto”. “Queremos dinamizar ainda mais actividades que correspondam às vossas expectativas e por isso contamos com as vossas sugestões e com o vosso espírito de iniciativa”, concluiu.

O programa de animação social “Tardes Comunitárias”, recorde-se, visa proporcionar oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas. As acções decorrem todas as quartas-feiras e podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a protecção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projecção de filmes. Visitas guiadas, debates literários ou apenas convívio social activo são outras das áreas abrangidas pelo programa.