Parque Dr. Manuel Braga animado com Exposição de Espantalhos

O Parque Dr. Manuel Braga acolheu, este sábado, a 13.ª edição da Exposição de Espantalhos. O certame, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, recebeu inúmeros visitantes, sobretudo famílias, que aderiram às propostas recreativas que o recinto ofereceu aos mais pequenos e seus familiares, constituindo uma surpresa e remetendo-os para vivências de expressão cultural popular que fazem parte da nossa memória colectiva.

Além da presença de um vasto e diversificado conjunto de espantalhos, que deram mais colorido aos tons outonais do Parque Dr. Manuel Braga, aconteceram os habituais jogos e actividades tradicionais (jogo do burro, pião, arco, malha, latas, roleta, pesca…), a animação de um conto infantil com fantoches, um carrossel rústico (inédito) e, ainda, actividades lúdicas com gado asinino, nomeadamente, uma “aula do burro” e passeios de burro, a cargo da AEPGA – Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, presença muito significativa que há muito tem vindo a fidelizar o público infanto-juvenil à Exposição de Espantalhos.

O espaço acolheu mais de meia centena de participantes, em representação de diversas instituições e associações de caráter social e cultural de Coimbra que, tendo como mote o espantalho, divulgaram a sua actividade. Participam entidades concelhias de índole, sobretudo, folclórica e etnográfica, instituições de carácter social e com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos, um agrupamento de escoteiros e o Estabelecimento Prisional de Coimbra.