Orquestra Clássica do Centro lança CD com composições do cabo-verdiano Vasco Martins

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) realiza sexta-feira, 10 de Junho, em Coimbra, um concerto de lançamento de um CD gravado com composições do cabo-verdiano Vasco Martins, inspirado na Morna, a canção nacional de Cabo Verde.

“Viagens no imaginário da Morna” (Journeys through the imaginary world of Morna) foi gravado em Coimbra em finais de Março passado, no auditório da Fundação Bissaya Barreto, e este mês de Junho terá o seu lançamento em Cabo Verde.

Trata-se de um trabalho inspirado na Morna, a canção nacional cabo-verdiana, e uma das suas vertentes é a exploração das semelhanças com o Fado, a canção nacional portuguesa.

É um projecto que se reveste de uma importância acrescida, numa altura em que a canção nacional cabo-verdiana prepara a candidatura à classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.

No concerto de lançamento, o autor será solista ao violão a interpretar um dos seus temas com a OCC, e terá ainda como convidada especial a cantora cabo-verdiana Nancy Vieira.

Participam ainda os portugueses Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e Tomás Matos (piano).

Sob a direção do Maestro José Eduardo Gomes, o CD engloba as composições de Vasco Martins “Canto das Ilhas”, “Nataraja”, “4 notas na Cidade”, “Como uma moeda de prata”, “Noites Mágicas”, “Arioso” e “Deserto do Sul”.

Vasco Martins é um compositor que integra o reportório da OCC desde 2005. Nas suas composições para orquestra, piano ou guitarra clássica – três vertentes que se destacam na sua obra – parte das raízes musicais do seu país para as cruzar com a música erudita de tradição europeia e oriental.

Para o compositor, “Viagens no imaginário da Morna” representa “um elo de grande amizade com a OCC e com Coimbra”, entre Cabo Verde e Portugal.

“Para mim, tal como o nome indica, é uma viagem musical imaginária na Morna; isto é: ela passa por mim, há uma alquimia imaginária ou com imaginação, e depois é apresentada”, acrescenta Vasco Marins.

Segundo a presidente da Associação da Orquestra Clássica do Centro, este CD resulta de uma colaboração / apoio dos Ministérios da Cultura de Cabo Verde e de Portugal, além da Câmara Municipal de Coimbra.

“Esta união/comunhão de esforços com a Cultura Cabo-verdiana permite, não só respeitar diferenças, mas sobretudo partilhar um projecto comum, e que é exemplo dessa postura a edição do CD com composições de Vasco Martins”, acrescenta Emília Martins.

O compositor Vasco Martins é actualmente membro da Direcção Artística da Orquestra Clássica do Centro. Em Cabo Verde coordena o Centro de Estudos da Morna, que desenvolve o trabalho preparatório da candidatura à Unesco para o reconhecimento deste género musical como Património Imaterial da Humanidade.

O Concerto realiza-se pelas 17h00 de sexta-feira, dia 10, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.