Orfeão Vox Caeli organiza Encontro de Coros

A Associação Orfeão Vox Caeli de Cantanhede vai promover, no próximo dia 15 de Abril, pelas 16h00, o I Encontro Nacional de Coros de Cantanhede. O evento vai ter lugar no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e conta com a participação, para além do orfeão anfitrião, do Coro Polifónico de Amarante, do Coro do Município de Benavente e do Orfeão de Viseu.

O espectáculo inclui a interpretação de obras de Rolf Lovland, Pierre Certon, José Calvário, Anton Bruckner, entre outros compositores.

Fundado a  15 de novembro de 2014, o Coro Vox Caeli teve origem na cidade de Cantanhede e consiste num grupo de vozes mistas dedicado à promoção e divulgação de vários géneros musicais, como a música sacra, erudita, polifonia e profana. A sua primeira apresentação pública foi a 30 de Novembro de 2014, na Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, em Cantanhede, monumento nacional desde 1910.

Mais tarde, a 16 de Agosto de 2017, constituiu-se como associação com o objectivo de estimular o encontro lúdico e as liberdades no relacionamento humano através do canto e da música, proporcionando aos seus membros o enriquecimento sociocultural e musical, passando a designar-se Orfeão Vox Caeli de Cantanhede. É a primeira associação de canto do concelho de Cantanhede e, como tal, vem contribuir para o enriquecimento da oferta cultural disponível não só no concelho, como em toda a região.

Do seu currículo consta já uma diversidade de actividades desenvolvidas na área do canto, como a participação em diversos concertos, workshops, encontros de coros em espaços culturais por todo o país, celebrações litúrgicas. Destaca-se uma deslocação ao arquipélago dos Açores (Ponta Delgada) e outra a Espanha (Santiago de Compostela).

O seu diretor artístico, desde a fundação, é Bruno de Lima Pinto, e a organista Sandra Neto.